Wednesday, January 22, 2014

S A L A . D A . V A R Z I A



Tive um gosto especial em desenvolver este projecto. Já passei imensos serões neste espaço e nunca o senti acolhedor, confortável ou quente.
O propósito do projecto era, então, transformar a sala de estar e de refeição num espaço mais acolhedor e confortável.

Os principais problemas eram o pé direito de 3.80 m que para uma sala de estar é muito alto e acaba com criar um espaço frio e o chão ser cerâmico e não de madeira, que não sofreu alterações. Estes são os dois elementos centrais para criar um espaço confortável, o equilíbrio entre pé direito e as materialidades dos elementos, no meu ponto de vista.

Optei por descer o pé direito para 2.70 m e deixar o pé direito de 3.80 m apenas na zona de passagem, salientando a janela horizontal, que podemos ver nas imagem do berofe, e a sua luz que de manhã invade a sala.
Ainda no tecto criei duas sancas laterais à sala, uma sanca de iluminação, outra sanca para os cortinados, gosto imenso do efeito de ambas as sancas. 
A sanca de iluminação foi pensada para definir a parede cega, dar-lhe uma nova expressão e claro ilumina-la. Os tons das iluminarias são quentes, outra coisa fundamenta para criar espaços quentes e confortáveis de estar. 
A sanca para os cortinados é essencialmente para evitar os varões e criar um espaço mais limpo e leve.
O recuperador de calor era aberto para os dois lados, mas embora a nível estático seja uma boa opção, na pratica não funciona, o recuperador não aquece. Optei então por um recuperador de uma face, virado para a sala de estar. O elemento central, onde está o recuperador, aumentou de altura e criou um único bloco central, fragmentado os dois espaços, de estar e refeição. Nas laterais foram criadas prateleiras.
Outra premissa do projecto era manter todo o mobiliário existente, e assim foi, apenas intervim nos pormenores de decoração, escolhendo peças dentro dos pratas e da palete de cores bege e castanho.

Gostei imenso do resultado.
Penso que é essencial termos um espaço onde nos sintamos aconchegados para estar.
Espero que gostem... 



*


                                               


1 comment:

  1. Está muito bem conseguido! Boas ideias, que resultaram bem na prática. Mesmo com as condições de partida, que eram algo limitativas. Parabéns!

    ReplyDelete